sábado, 22 de fevereiro de 2020

O que é preciso para trabalhar com vendas online sem sair de casa?


Até pouco tempo, trabalhar com vendas online sem sair de casa não parecia ser algo que pudesse, de fato, proporcionar bons resultados. No entanto, com os avanços da internet e a consolidação do comércio eletrônico no cenário varejista, muitas pessoas já provaram que sim: é possível ganhar dinheiro vendendo todo tipo de coisa pela web.
Com a aparente facilidade de vender pela internet, muitos já cogitaram a possibilidade de largar o emprego para se aventurarem no mundo das lojas virtuais. No entanto, é importante ressaltar que o comércio eletrônico também exige planejamento, estudo de mercado e investimento — de tempo, dinheiro e esforços.
Pensando nisso, preparamos este artigo, mostrando o que é preciso saber para trabalhar com vendas online sem sair de casa. Continue a leitura e confira!

1. Compreenda que você tem um negócio

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que você terá um negócio, e não apenas um site com produtos à venda. O varejo eletrônico já não permite mais os comportamentos amadores. Por isso, seja profissional e comporte-se como um empreendedor.

2. Determine o seu investimento

Uma das principais dúvidas ao abrir um e-commerce é de quanto será o investimento inicial. Primeiramente, essa é uma opção mais barata do que arriscar em um negócio físico, pela facilidade nas operações e pelo menor investimento em estoque, além de poder conciliar com outras atividades.
Em síntese, o seu investimento consiste em alguns fatores: qual é o tipo de produto que vai oferecer, se você terá a sua própria estrutura ou se venderá em marketplaces, quais serão os tipos de contratos com as empresas de logística, quanto pode investir em marketing, qual plataforma de e-commerce utilizará, se precisará de uma equipe ou de contratar serviços pontuais, entre outros.
É preciso pensar em todos os gastos necessários ao montar uma loja virtual, para que o trabalho funcione com eficiência.

3. Defina o nicho de atuação

O melhor caminho para trabalhar com vendas online sem sair de casa é optando por um segmento de atuação específico. Tente escolher um nicho no qual você tenha afinidade, isto é, em que você conheça os produtos ou que gostaria de vendê-los. De qualquer maneira, não cometa o erro de achar que sabe tudo sobre o público em questão, mesmo que você faça parte dele. O segredo aqui é: pesquise, pesquise e pesquise!

4. Faça um mapeamento e estabeleça um público-alvo

Depois de definir o seu segmento de atuação, é necessário determinar o seu público-alvo e conhecer o perfil do consumidor online.
Ao conhecer as preferências e as necessidades do seu cliente, você consegue trabalhar melhor ofertas, promoções e estilos. Além disso, poderá estabelecer um tipo de comunicação. Já que a linguagem, as expressões e as preferências facilitam o trabalho do marketing do e-commerce.

5. Elabore um plano de negócios

Para viabilizar o seu projeto e, consequentemente, diminuir as chances de fracasso, é imprescindível que você crie um bom plano de negócios. O documento deverá conter informações como:
  • identidade da marca;
  • missão, visão e valores;
  • público-alvo;
  • fornecedores;
  • produtos que serão vendidos;
  • principais concorrentes;
  • estratégias de marketing;
  • cronograma de ações;
  • objetivos.
Dentro do planejamento de negócios, um dos pontos cruciais é escolher bem os seus fornecedores. Procure por aqueles que ofereçam qualidade, melhor preço e um diferencial. Pesquise quem o atenderá melhor, quais são as melhores condições de pagamentos, prazos de entrega, condições de criação e reputação no mercado.
Enfim, é preciso definir alguns aspectos antes mesmo de abrir a sua loja. Afinal, você está criando uma empresa. Um plano de negócios bem estruturado certamente facilitará as suas tomadas de decisão.

6. Capacite-se e faça networking

Além de investir na estrutura e no planejamento, esteja também sempre em busca de conhecimento. Procure se capacitar ao máximo e, se possível, faça cursos e participe de eventos relacionados ao ambiente do comércio eletrônico.
Converse com os participantes que já estão atuando, por exemplo, e realize um bom networking.

7. Organize as operações

Outro ponto muito importante se refere às operações que envolvem o negócio. Antes de dar o “pontapé inicial”, tenha definido como será o atendimento ao cliente: e-mail, telefone, WhatsApp, ou todos eles? Estabeleça isso com antecedência.
Além disso, é indispensável conhecer os custos relacionados à logística, peça-chave em qualquer tipo de e-commerce. Entre em contato com os Correios e também com as transportadoras, por exemplo, e veja qual deles é mais vantajoso.

8. Conheça as tecnologias

Conhecer as tecnologias que englobam o varejo eletrônico é quase que uma obrigação. Entre as principais delas, estão as plataformas de e-commerce, que representam o “ponto de vendas” de toda e qualquer loja virtual, pois as são responsáveis pelo gerenciamento e pela visualização dela na internet.
Procure se informar sobre os recursos, as ferramentas e tudo que envolva a gestão e a usabilidade das plataformas. Assim, será mais fácil decidir qual delas se adapta melhor às suas necessidades. Porém, não se esqueça de que uma plataforma completa deve:
  • permitir o cadastro e a inclusão de produtos;
  • gerenciar estoque e preços;
  • proteger as informações pessoais dos clientes e garantir a segurança no envio dessas informações;
  • ter um setor de organização das formas de pagamento e da entrega.
Além disso, existem os marketplaces — plataformas mediadas por uma empresa, em que vários outros lojistas podem se cadastrar e vender — que permitem maior visibilidade dos produtos. Outra vantagem é o acesso a serviços de consultoria de marketing; ferramentas de controle de estoque e parceria com meios de pagamentos.

9. Informe-se sobre os métodos de pagamento

A questão dos meios de pagamento merece muita atenção, porque é assim que você receberá o dinheiro. Entender o funcionamento dos métodos disponíveis atualmente é essencial para manter as atividades de forma saudável e ajudar a alavancar as vendas do seu e-commerce.
Uma dica para quem está começando a vender pela internet é utilizar os intermediadores de pagamento, como PagSeguro, Moip e PayPal. Essas empresas se responsabilizam pela segurança das transações e oferecem um serviço de qualidade, normalmente sem custos de implantação.

Vantagens de trabalhar com vendas online

Existem inúmeras vantagens de se trabalhar em casa com a loja online. É considerado um dos segmentos de mercado com maior variedade de possibilidades. Entre elas, podemos destacar:
  • escolher o negócio que mais agrada a você e ter liberdade de transformar os seus conhecimentos, os seus desejos e as suas habilidades em um negócio;
  • economia na abertura e na manutenção do negócio;
  • flexibilidade de horários;
  • ausência de dress code;
  • tempo maior para cuidar da casa e da família;
  • ter mais tempo para si mesmo;
  • autonomia profissional;
  • não precisar mais sair de casa e encarar trânsito e transporte público;
  • poder estabelecer as suas metas.
Você, por acaso, tem alguma habilidade na qual poderia obter lucro por meio de um e-commerce? Caso a sua resposta seja “sim”, por que não tentar? Para quem deseja trabalhar com vendas online sem sair de casa, essa pode ser uma ótima ideia.

Um comentário:

  1. Gostei muito da explicação,por mas materias como essa.Parabens!

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