Outra dica importante e que deve ser levada em conta é que os vendedores autônomos de roupas podem se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI). O processo é gratuito e tem zero burocracia.
O MEI é enquadrado no Simples Nacional e é isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Tem despesas apenas com a Previdência Social (INSS) e ICMS ou ISS.
O microempreendedor individual é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Isso facilita a abertura de conta bancária, o acesso a empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Para as sacoleiras que possuem renda bruta de até R$ 60 mil por ano, fazer a inscrição no MEI (Microempreendor Individual) é a maneira mais rápida e barata para conseguir ter um CNPJ. Para isso basta fazer o seguinte procedimento:
1. Acesse o Portal do Empreendedor através do endereço www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/como-se-inscrever.
2. Clique na opção “Quero me formalizar”.
3. Digite seu CPF e data de nascimento; em seguida, clique em “Prosseguir”;
4. Em seguida você deve preencher o número do recibo do Imposto de Renda, que é composto por 10 dígitos. Preencha também os caracteres de segurança e clique em “Prosseguir”.
5. Agora você precisa preencher todos os campos necessários, como razão social, nome fantasia, capital social, entre outras informações.
6. Agora você precisa escolher o CNAE, que é correspondente à sua área de atuação. A Receita permite ter um CNAE Primário e outros dois CNAES Secundários. A numeração está organizada em uma lista dentro do próprio campo de cadastro. Caso queria checar essa lista antes de se registrar, acesse a opção “Atividades Permitidas” clicando aqui.
7. Finalizando o preenchimento, seja gerado o número do seu CNPJ. Após fazer o registro, a sacoleira deverá fazer as contribuições mensais através do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI). Para imprimir o boleto, clique aqui.
O pagamento do DAS pode ser feito em qualquer agência bancária.
Para se formalizar e criar sua empresa acesse:
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual
Mas você sacoleira e pequenos lojistas coloque na balança e veja o que mais compensa.
Tem duvidas?
Pergunte, use os comentários abaixo:
Tem duvidas?
Pergunte, use os comentários abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Duvidas deixe aqui sua mensagem em breve responderemos